14 de jan. de 2015

Papos de quarta: Pausa para "shelfie"

Lembram do meu texto sobre decoração natalina? Pois inventei de montar uma árvore empilhando os livros de um jeito diferente daqueles que mostrei no post. Resultado: a árvore tombou em 1 semana! rs
Por conta disso, comecei o ano de 2015 arrumando todos os livros novamente nas estantes — uma tarefa que adoro, mas que sempre me deixa em dúvida: qual o melhor sistema de organização?
Ordem alfabética
Bastante funcional, é o sistema adotado em bibliotecas e livrarias, e um dos favoritos dos leitores! Normalmente, organiza-se por nome de autor, mas pode-se classificar também por título — ou ambos.

Autor / coleção
Pode-se agrupar os livros de uma coleção ou autor na mesma estante, sem ordená-los alfabeticamente. Esse método não é tão intuitivo quanto o anterior e não é recomendado para bibliotecas e estantes que sejam acessadas por várias pessoas, ou que tenham uma grande quantidade de livros.
Gênero / categoria
Dividir as estantes em ficção e não-ficção, contemporâneo e histórico, sci-fi e fantasia etc. Também bastante utilizado em bibliotecas e livrarias, torna-se o sistema perfeito quando somado aos dois anteriores.

Tamanho / formato
Tem gente que prefere agrupar os livros de acordo com suas dimensões — pequeno, médio e grande; fino e grosso — ou seus formatos — capa dura e brochura. O visual é atraente, mas é um sistema pouco funcional.
Horizontal / vertical
A disposição na horizontal permite uma maior ventilação dos livros, mas eles podem tombar ou mesmo empenar (para isso, existem os aparadores de livros ;) Quando empilhados, as páginas dos livros não respiram e mofam com mais facilidade, mas é um recurso interessante esteticamente.

Cor da lombada
O preferido dos arquitetos e decoradores — e o menos intuitivo de todos! rs Normalmente, os livros são agrupados de acordo com as cores das lombadas, mas já encontrei estantes em que apenas os miolos dos livros ficavam aparentes, tornando-se impossível localizar qualquer título.
O meu método é uma mistura de todos os outros! rs Eu sempre mantenho os volumes de uma coleção na mesma estante e quando sobra espaço, acrescento outros livros do mesmo autor ou gênero. Daí eu disponho esses livros em escala cromática, apenas para dar uma uniformidade visual (designer tem dessas frescuras! rs), mas não ligo para ordem alfabética.

Qual sistema vocês utilizam na hora de arrumar os livros? Conta pra gente — ou posta um link de sua “shelfie” nos comentários :)

8 comentários:

Unknown disse...

Gosto de organizar por ordem alfabética de nome de autor assim as coleções podem ficar juntas.

Elisa disse...

Os meus ficam em ordem alfabética, sou completamente obsessiva com isso.

Unknown disse...

Amei suas estantes! Me mudei e ainda não consegui trazer nem 1/3 dos meus livros pra casa nova, mas faz parte. Em breve as coisas vão se resolvendo. Arrumo as prateleiras como você: sagas juntas e livros do mesmo autor próximos. Já o desafio da shelfie está no cheirodelivro.com :)

Telma disse...

Eu geralmente organizo por ordem alfabética, coleção depois por tamanho, porque divido o espaço com os livros da minha irmã.

Jacqueline Braga disse...

lindas suas estantes.
Os poucos que eu consigo organizar na estante, ficam por ordem de editora. Não gosto de misturar as editoras rs

Grazi Moraes disse...

Como bibliotecária, conheço muitos métodos maravilhosos... mais pra ser bem sincera, os meus separo por lidos/não lidos dai vou separando por uma sequência do que quero ler primeiro e assim por diante... mais, não nego... tenho um cantinho para os autografados!!!

www.facesdeumacapa.com.br

Tita Mirra disse...

Interessante ver que muita gente organiza os livros por ordem alfabética, mesmo que eu nunca tenha ligado pra isso. Michael e Elisa, obrigada por comentarem :)

E Frini, cadê sua shelfie? Não encontrei no blog :/

PS: Não imaginava que esse post teria tanta visualização, curtida e compartilhamento no facebook <3

Elis Culceag disse...

Nas 3 prateleiras da minha sala ficam os não lidos, separados por editora, depois por autor e gênero. Na minha estante que fica em outro cômodo, ficam os lidos, separados por séries e gêneros (séries sobrenaturais, séries distópicas, séries românticas...) e os livros avulsos separados por editora e autor. Nem sempre "me acho" de cara, mas nos minutinhos perdidos aproveito para relembrar dos outros livros que vou encontrando.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *